Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos LGPD Li e Concordo

Comunicação, coisas da vida, singularidades, cases|resultados

COISAS DA VIDA

OUTUBRO ROSA: TOQUE-SE PARA PREVENIR!

Por Redatores RMussi Team
5 de outubro de 2023

Simbolizado pelo laço rosa, o movimento Outubro Rosa tem por objetivo estimular a participação popular na prevenção e no controle do câncer de mama, compartilhando informações sobre a doença e conscientizando a respeito do diagnóstico precoce, das formas de tratamentos e da contribuição de cada um para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o segundo tipo mais incidente no mundo, segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde. No Brasil, é o primeiro mais frequente nas mulheres. Estimativas do INCA, Instituto Nacional do Câncer, apontam que neste ano, 2023, o número de novos casos registrados de câncer de mama no Brasil beira aos 74 mil. Ou seja, mais de oito mil mulheres/mês acometidas pela doença até setembro passado.

Os fatores de risco incluem idade, primeira menstruação antes de 12 anos, parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos, primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade (não ter tido filhos), exposição à radiação, terapia de reposição hormonal (principalmente por mais de cinco anos), obesidade, ingestão regular de álcool, drogas e fumo, sedentarismo, histórico familiar, entre outros.

A detecção do câncer de mama é fundamental quando a doença ainda não se manifestou, pois quando diagnosticado e tratado ainda no início, a maioria dos casos tem boa resposta para cura. Na mamografia, o tumor pode ser detectado antes mesmo de ser identificado através da palpação, portanto, torna-se um exame imprescindível no diagnóstico da doença.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde – assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países – é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 40 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada. Entretanto, o médico pode solicitar outros exames, como uma ressonância magnética e ultrassonografia, sobretudo, quando se trata de pesquisar nódulos em mamas densas.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. Para prevenção, ressalta-se a prática atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.

 

Prevenção/Conscientização

Além do controle dos fatores de risco, a mulher deve realizar os exames preventivos e está amparada pela lei trabalhista para que possa se ausentar sem prejuízo no seu salário.

Importante ressaltar que, além do câncer de mama, a mulher também está exposta a outras doenças de caráter físicos e emocionais devido a fatores como dupla jornada de trabalho, cuidados com a família, controle financeiro e aspectos emocionais. Muitas vezes ocorre a somatização de doenças pelo excesso de carga de trabalho e estresse, levando muitas vezes ao adoecimento e incapacidades, sejam físicas ou emocionais. Para tanto, faz-se necessário um equilíbrio das necessidades de vida diária da mulher com os seus deveres rotineiros no trabalho e em casa.

“Assim, a mudança de estilo de vida pode ser facilitada por meio de uma combinação de experiências de aprendizado que aumentem a consciência, elevem a motivação e construam habilidades e oportunidades que ofereçam acesso a ambientes que tornem as práticas positivas de saúde a escolha mais fácil” – O´Donell, 2016.

Outubro é o mês que ressaltamos a importância do autocuidado e estímulo à prevenção; contudo, esses cuidados precisam ser realizados durante todo o ano, tanto com relação à mudança nos hábitos de vida, quanto pelo ato de fazer os exames inerentes ao monitoramento das evidências desses problemas de saúde.

Atitudes importantes para a prevenção: prática de atividade física, boa alimentação, controle das taxas de colesterol, glicemia e pressão arterial, não fumar, moderar o consumo de álcool, sal e açúcar, visitar o médico regularmente, e nunca se auto medicar.

 

Toque-se para prevenir!

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS: