Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos LGPD Li e Concordo

Comunicação, coisas da vida, singularidades, cases|resultados

COISAS DA VIDA

A VISÃO ROMÂNTICA

Por Suzi Stimpel Simões
17 de agosto de 2023

A visão romântica

Muitas vezes fui tida como a chata do rolê. Explicando: sempre sou do contra quando o assunto é otimismo exagerado ou aquela visão românica de que o sol nasceu para todos, sem que tenhamos de mover músculo.

E hoje me peguei filosofando sobre isso. É espantoso ver como as pessoas insistem na crença de que com uma boa dose de otimismo a vida será fantástica. Não, isso não acontece. É preciso empenho.

Não aceitar a realidade e colocar uma força e peso na possibilidade de que tudo vai, sim, dar certo é sentenciar sua sanidade a um improdutivo jeito de enfrentar a vida.

Acredito que oportunidades estão por aí. Oportunidades são aleatórias. É como se elas orbitassem próximas ou não a nós e tivéssemos que estar preparados para agarrá-las, dando saltos certeiros em sua direção. Mas, para agarrá-las, não bastaria estarmos atentos. Se não estivermos preparados, se não nos dedicarmos a aprender, estudar, planejar, projetar, planilhar, de nada adiantaria.

Oportunidade é a prima nobre do esforço contínuo em nos mantermos dinâmicos, atuantes e, sem dívida, abertos ao novo.

Para mim, isso tudo vale para qualquer esfera da vida. Mas, creio que no mundo corporativo é ainda mais importante. A tecnologia está sempre a nosso favor, se soubermos aproveitar as ferramentas eficazes ao nosso dispor. As redes sociais, idem. Investindo em treinamentos, as oportunidades que estão lá orbitando ficam mais próximas de nós.

Esse preparo é diferente de mentalizar frases ocas como “você consegue!”, “você pode tudo o que quiser”, “ultrapasse seus limites”, mas manter seu currículo morno.

A positividade na medida certa nos nutre a alma, nos torna dispostos e firmes para os obstáculos que certamente teremos que enfrentar. Mas alimentar a visão romântica da facilidade nos levaria a crer que todos podemos ser estrelas e celebridades, ter altos cargos, sermos nossos próprios patrões, isso sem mencionar sonhos de fama e poder, muito dinheiro e vida fácil.

A visão romântica destrói o idealismo e o senso de verdade. E, consequentemente, nos incapacita para atuar com propriedade e conhecimento de causa em qualquer situação. Ela nos torna indivíduos fracos. Desconheço sucesso verdadeiro sem muito trabalho, empenho, estudo, atualização, networking, entre outros…

As chances de ser bem-sucedido existem para todos, claro, lembrando que “ser bem-sucedido” pode não ter o mesmo significado para todas as pessoas (e isso é muito importante). O fato é que “chegar lá” é sempre uma possibilidade, mas o caminho nem sempre é suave. Então prepare-se com sabedoria, boa vontade, senso crítico e com a visão da situação real na qual você está. As oportunidades estão lá, orbitando!

* Suzi Stimpel Simões é escritora e colaboradora da RMussi

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS: