Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos LGPD Li e Concordo

Comunicação, coisas da vida, singularidades, cases|resultados

ARTIGOS DE COMUNICAÇÃO

ROUBARAM A MINHA IDEIA… ROUBARAM O MEU PROJETO…

Por Rosana Mussi
21 de setembro de 2023

O roubo de ideias e de projetos é uma verdadeira praga que se alastra de forma assustadora em todo o planeta. Acontece nos meios acadêmicos, no mundo corporativo, na família, no salão de cabeleireiros, em toda a parte. Se não cortarmos o mal pela raiz, se não colocarmos um bom defensivo, podemos ser simplesmente engolidos e aniquilados pela praga da inveja, da incompetência e da sordidez. Mas essa praga do roubo de ideias e de projetos é muito mais comum do que se imagina no mundo corporativo. Quem nunca teve uma ideia surrupiada por alguém que levante a mão!

Geralmente, o ‘roubo’ acontece num descompromissado bate-papo no café, num almoço informal da equipe, no chopinho com o chefe no happy hour da quinta-feira. A conversa rola numa boa e, de repente, ingenuamente, a gente solta um insight, uma ideia, conta sobre o  plano daquele projeto dos sonhos que vai mudar a nossa vida na empresa. O ‘ladrão’ parece não dar muita atenção à sua conversa. Muda de assunto, ri, faz piadas. Mas é esperto e grava cada detalhe daquilo que você contou. Aí, um belo dia, se é convocado para uma reunião de diretoria e quando menos se espera, a sua ideia daquele projeto é apresentada num mega telão onde, de queixos caídos, os executivos assentem com suas cabeças e aplaudem à estratégia brilhante que acabam de receber.

 

O que fazer? Nunca vi ninguém interromper uma reunião e desmascarar o ‘ladrão’ dizendo: heeeiii, espera aí! Esse projeto é meu! Você já viu essa cena? Aposto que não.

Por incrível que pareça, o ato de se apropriar de ideias alheias no ambiente corporativo é mais comum do que se imagina. Pesquisas apontam que 44% dos profissionais que pedem demissão, por causa de um ‘chefe tóxico’, têm entre as principais causas o roubo de crédito de ideias, projetos e até mesmo o trabalho realizado. Um, em cada cinco chefes, admitiu ‘roubar’ regularmente as ideias de seus funcionários. Pior ainda, cada um tinha feito isso pelo menos uma vez. E mais: em um número surpreendente de casos, seus colegas não perceberam que estava fazendo isso.

Mas, se os projetos são feitos em equipe, como isso acontece? De várias formas; a mais comum é ‘lotar aquele que foi roubado’ de uma montanha de trabalho operacional e tocar o ‘novo projeto’ com outros membros da equipe, de preferência em caráter confidencial. Assim, as etapas de criação, desenvolvimento e implantação assumem um caráter coletivo, de grupo, de equipe, escondendo sua real autoria.

Mas como agir diante desse cenário?

Continua na próxima semana!

Fontes: Exame – ElaborandoProjetos – Época Negócios

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS: