Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos LGPD Li e Concordo

Comunicação, coisas da vida, singularidades, cases|resultados

ARTIGOS DE COMUNICAÇÃO

O PODER DA APRESENTAÇÃO – TRANSFORMANDO INFORMAÇÕES EM IMPACTO

Por Flávia Vidal
14 de setembro de 2023

Em um mundo de informações em abundância, com estilo de vida acelerado, nos adaptamos às multitarefas e com isso diminuímos nosso foco e poder de concentração. Diante de tantos estímulos, obter e manter a atenção do público é uma preciosidade e um diferencial que deve ser almejado.

Somente apresentações bem elaboradas são capazes de atrair a atenção sonora e visual do público, de forma a fazer com que queiram escutar, ler e compreender a mensagem que está sendo compartilhada.

No contexto das apresentações a primeira impressão é a que fica; dificilmente se terá uma segunda chance, um outro momento para fazer melhor. Dessa forma, é preciso garantir que sua apresentação cause impacto – deixando marcas e gerando lembranças. Quando se consegue isso, temos uma ferramenta de comunicação eficaz, capaz de persuadir, motivar e impressionar diversos públicos.

Alguns aspectos importantes para uma apresentação coorporativa impecável:

  • Apresentações notórias contam com um roteiro objetivo, simples e dinâmico que remete ao público a sensação de uma boa conversa e não torna aquele momento burocrático e cansativo.
  • Ao pensar em apresentações corporativas, por exemplo, o conteúdo da história que será contada deve ser construído para criar conexão e gerar valor à marca a ponto de convencer o público dos benefícios e impactos que a empresa é capaz de gerar.
  • Associado à um roteiro estratégico está a construção visual da apresentação. Para ganhar a atenção do público é importante trabalhar com recursos que sejam capazes de despertar interesse na mensagem.
  • Os recursos visuais são ferramentas utilizadas como complemento ao conteúdo (falado ou escrito) e se tornam fundamentais para otimizar a compreensão do público e tornar o conteúdo mais envolvente e memorável.
  • Todo elemento acrescentado a um slide, deve estar ali com algum propósito; fatores e estímulos que venham por ventura se tornar uma distração ao público devem ser dispensados – animações, gráficos e músicas irrelevantes ao contexto.
  • As imagens, ilustrações, infográficos e/ou ícones utilizados em um slide devem ser selecionados com o intuito de destacar a mensagem chave que se deseja passar naquele momento.
  • A parte textual deve ser sucinta e de fácil leitura.
  • Garanta que a apresentação evidencie a identidade visual da empresa, sem precisar que o logotipo esteja necessariamente estampado em todos os slides – faça uso de fontes adequadas, escolha uma paleta de cores representativa e utilize elementos visuais que se correlacionem com a empresa.
  • Todos esses fatores combinados garantem que o slide seja de fácil compreensão, atendendo à regra dos 3 segundos, apontada e utilizada por muitos estudiosos da área e apresentadores renomados – um slide deve ser planejado para transmitir a mensagem em 3 segundos, a exemplo do papel que cumprem os outdoors em rodovias.

Uma apresentação corporativa pensada estrategicamente transcende a ideia de simplesmente transmitir informações; passa a ser uma ferramenta poderosa que pode moldar o destino e a percepção da empresa, influenciando clientes, investidores, parceiros e até mesmo a equipe interna.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS: