Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos LGPD Li e Concordo

Comunicação, coisas da vida, singularidades, cases|resultados

ARTIGOS DE COMUNICAÇÃO

FESTA DA ‘FIRMA’ SEM ERROS!

Por Rosana Mussi
7 de dezembro de 2023

Festa da firma: umas das ocasiões mais esperadas por uns. Uma das ocasiões mais chatas para outros… Não importa se você gosta ou não: melhor ir e evitar diz-que-me-diz. Simples assim!

Se você não for, será lembrado como o antipático, o ressentido, o nariz empinado, sem jogo de cintura. Se for, aproveite e lembre-se: você também será lembrado pelo seu comportamento.

Então, nunca esqueça que amanhã o seu chefe continuará a ser o seu chefe. O amigo e o inimigo continuarão os mesmos. Não se engane. Melhor ligar as antenas, usar de moderação e aproveitar ao máximo esse dia tão especial. É fim de ano, momento importante de celebrar a vida, as vitórias, as coisas boas!

Mas como não errar? Como evitar saias-justas?

Depois de um ano de desafios e muito trabalho, chega o momento em que as empresas e seus colaboradores comemorarão os resultados alcançados. No entanto, apesar do clima de descontração e alegria que toma conta de todos, é muito importante que você mantenha um comportamento adequado, praticando a etiqueta profissional, não se expondo a situações constrangedoras. Apesar de ser uma comemoração, com música e bebida, ainda estamos no ambiente corporativo que reúne colegas, pares, superiores, subordinados.

Em eventos desse tipo, é comum ver pessoas extrapolando na alegria e adotando comportamentos não condizentes com o esperado. E é exatamente aí que está o perigo: a diversão exagerada na festa da firma pode se tornar um constrangimento no dia seguinte… Nunca se esqueça: a festa nada mais é do que uma extensão do ambiente de trabalho; assim, você não deve fazer nada que não faria dentro da empresa. Para evitar saias-justas, tenha em mente que, mesmo sendo um dia atípico, o encontro é corporativo. Coma e beba álcool na medida certa. O mundo não vai se acabar!

Alguns cuidados para você curtir e aproveitar ao máximo a festa e não virar o assunto do dia seguinte:

Beba e coma com moderação: chegar e dar de cara com um open-bar é uma delícia. Uma boa então, nem se fala! No entanto, não abuse. Aproveite bastante e divirta-se, sem criar arrependimentos para o amanhã. Lembre-se você é uma marca e deve zelar por ela!

Azaração: apesar do clima de festa ser favorável para a paquera, o evento é corporativo e todos da empresa estarão presentes, incluindo gestores e diretores. Esqueça as demonstrações de carinho exageradas, elas sempre geram burburinhos e podem não ser vistas com bons olhos. A paquera não é proibida, mas deve acontecer com discrição e bom senso.

Vá à festa: A festa da empresa é um evento social e os colaboradores não são obrigados a comparecer. Mas marcar presença é fundamental. A sua ausência será ‘pano pra manga’ e lembre-se: mesmo não sendo um momento de trabalho, é uma oportunidade para que equipes e gestores se conheçam melhor e estreitem relacionamentos. Isso vale pontos que contam no futuro a seu favor na hora de uma possível promoção. Afinal, além da competência no trabalho, é importante ser conhecido na empresa.

Paredes têm ouvidos: comemorações de fim de ano podem ser uma boa oportunidade para colocar o papo em dia, mas cuidado! A conversa durante o evento não pode virar murmuração. Nunca reclame de pessoas, muito menos da empresa, você pode ser ouvido por outros colegas ou, pior, pelo próprio chefe… Evite assuntos que possam criar situações delicadas, afinal, mesmo que o evento tenha como objetivo comemorar resultados, a diversão e a interação saudável são o grande foco.

Só falar sobre trabalho: ninguém quer falar sobre trabalho, metas, resultados. É dia de festa! Não seja o “chato que só fala de trabalho”!

Aproveite!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS: